A coleta seletiva é de suma importância para o desenvolvimento sustentável e tornou-se uma ação imprescindível na vida moderna devido ao aumento do consumo e consequentemente do lixo produzido.
A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. Separar os resíduos entre plástico, metal, papel e orgânicos também contribui para acabar com poluições tóxicas que contaminam solos e águas de rios, trazendo malefícios imensuráveis ao longo do tempo.
O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias. Adotar pequenas atitudes na rotina e preparar a casa ou empresa para separar corretamente o lixo é uma das melhores maneiras para ajudar na preservação do meio ambiente. (FONTE: meuresiduo.com).
Portanto trabalhar a temática já na Educação Infantil permite conscientizar as crianças desde a tenra idade sobre a importância da reciclagem e coleta seletiva para a preservação do meio ambiente, para que tenhamos um planeta mais limpo e sustentável para a nossa e as gerações futuras.
Após envio de vídeos explicativos pela professora Eva Luisa Zuquermalio, da 2ª etapa da escola EMEI Waldir Turim, sobre a coleta seletiva e a importância de se separar o material reciclável do lixo orgânico, foi lançado o desafio para que os alunos registrassem a separação do lixo reciclável em casa, assim com pequenas ações, conseguiremos alcançar grandes resultados.
Poxa cade Bebeca
ResponderExcluir